segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem 3

Crônica:  Meu primeiro beijo  - Antônio Barreto


LEITURAS E ESTUDO

Leitura individual e silenciosa;
Leitura coletiva sem quebrar o texto, os alunos acompanham a leitura feita pelos colegas;
Leitura realizada pelo professor na sala de multimídia;
O professor deve fazer com que os alunos percebam as informações explicitas do texto, através da entonação, do ritmo e das pausas durante sua leitura e neste mesmo processo poderá fazer o destaque das informações gerais do texto, juntamente com os alunos, podendo utilizar o texto em PPT

O professor poderá explanar sobre o conceito do gênero crônica, fazendo uma explanação rápida de suas características, sem se aprofundar muito, visto que o estudo do gênero crônica é um pouco complexo para esta série.


ESTUDO DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA.

O professor fará uma discussão sobre o tema do texto lido, induzindo-os a falarem e trocarem ideias.

Fazer questionamentos como:

Vocês já conheciam esse texto?
O que acharam dele?
Qual o tema tratado no texto?
A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique.

Após a discussão, fazer uma síntese dos elementos da narrativa, apenas como introdução ao assunto, sem o objetivo de esgotá-lo. Dando superficialmente as definições.

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA

Nesta aula o professor deverá recapitular algumas características básicas do gênero crônica e propor aos alunos que escolham um tema envolvendo assuntos relacionados a idade que eles estão e os sentimentos que envolvem a adolescência. Discutir um pouco sobre este tema. E, após, juntamente com eles, realizar a produção de um texto coletivo, onde o professor deverá puxar as ideias dos alunos, e construir esse texto na lousa. Após a construção, fazer uma leitura crítica observando o que poderiam mudar, ou acrescentar. Pedir que os alunos copiem este texto no caderno.


INTERTEXTUALIDADE

Filme Meu primeiro amor


Nenhum comentário:

Postar um comentário