1- Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
Apresentar apenas o título nesse primeiro momento
Levantar hipóteses a partir do título, o que os alunos entendem como “Pausa”. (Sobre o que vai falar? Porque tem esse título?)
Pode levar uma figura para estabelecer e nortear a discussão
2-Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
Apresentar o texto fragmentado, para gerar expectativa conforme se avança na leitura, pode ser usado o Datashow. (É importante nesse momento o aluno não ter acesso ao texto todo)
Pode também entregar partes do texto para os alunos em grupos ou individual, e pedir para que eles façam a leitura e levantem suas hipóteses, depois fazer o agrupamento do texto para checar as informações.
3-Produção de inferências locais e globais
Fazer um debate em sala
No início da leitura do texto pode-se imaginar que ele realmente fosse trabalhar, depois quando ele segue o caminho, acreditamos que está indo ao trabalho, porém no momento em que ele para o carro deixando-o a dois quarteirões do seu destino, começamos a perceber que ele não está indo trabalhar e passamos a acreditar que pode ser um encontro amoroso, no entanto no final percebemos que aquele lugar funciona para a personagem como fuga para a realidade.
4-Recuperação do contexto de produção
Debater sobre as características do gênero crônica
Para que serve?
Qual a sua estrutura?
Como escrever?
Quem é o autor?
Exemplos de outras crônicas
Onde circula o gênero?
5-Intertextualidade
Filme: Click
Música: Silêncio das estrelas – Lenine
6- Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas
Criar um texto
Trocar com o colega para correção
Apresentar para a classe
Professor corrige
Entrega para o aluno
Aluno reescreve
Fechar com um livro de crônica da turma
Nenhum comentário:
Postar um comentário