domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem 1





1-     Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

    Apresentar apenas o título nesse primeiro momento
    Levantar hipóteses a partir do título, o que os alunos entendem como “Pausa”. (Sobre o que vai falar? Porque tem esse título?)
    Pode levar uma figura para estabelecer e nortear a discussão


2-Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
     Apresentar o texto fragmentado, para gerar expectativa conforme se avança na leitura, pode ser usado o Datashow. (É importante nesse momento o aluno não ter acesso ao texto todo)
    Pode também entregar partes do texto para os alunos em grupos ou individual, e pedir para que eles façam a leitura e levantem suas hipóteses, depois fazer o agrupamento do texto para checar as informações.


3-Produção de inferências locais e globais


    Fazer um debate em sala

No início da leitura do texto pode-se imaginar que ele realmente fosse trabalhar, depois  quando ele segue o caminho, acreditamos que está indo ao trabalho, porém no momento em que ele para o carro deixando-o  a dois quarteirões do seu destino, começamos a perceber que ele não está indo trabalhar e passamos a acreditar que pode ser um encontro amoroso, no entanto no final percebemos que aquele lugar funciona para a personagem como fuga para a realidade.

4-Recuperação do contexto de produção
    Debater sobre as características do gênero crônica

Para que serve?

Qual a sua estrutura?

Como escrever?

Quem é o autor?

Exemplos de outras crônicas

Onde circula o gênero?

5-Intertextualidade

    Filme: Click



    Música: Silêncio das estrelas – Lenine





6-     Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações  estéticas
    Criar um texto
    Trocar com o colega para correção
    Apresentar para a classe
    Professor corrige
    Entrega para o aluno
    Aluno reescreve
    Fechar com um livro de crônica da turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário